Remuneração por Desempenho
A VECTOR, vencedora de certame licitatório, fechou contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) para Monitoramento e Controle Remoto dos Equipamentos Operacionais na Distribuição de Água na Unidade de Negócio Leste.
Esse é mais um contrato assinado na modalidade de Remuneração por Desempenho, uma prática mais moderna e eficiente de contratação, na qual a remuneração está condicionada à contínua qualidade dos dados gerados pelos sistemas de instrumentação e automação instalados pela VECTOR, durante todo o período do contrato.
A prática da remuneração variável proporcional ao desempenho tem sido utilizada pela SABESP desde 2017, visando o engajamento das contratadas com as metas de qualidade e prazos requeridas, pois o modelo do Global Sourcing implantado em 2003 com remuneração por preços unitários já estava defasado e no seu limite quanto a melhorias que trouxessem ganhos à Companhia.
Sobre a Unidade de Negócio Leste
A Unidade de Negócio Leste, denominada ML, é uma das 16 Unidades de Negócio controladas pela SABESP e está vinculada à Diretoria Metropolitana. Atua no setor de saneamento com a prestação de serviços de distribuição de água e coleta de esgotos para aproximadamente 3,7 milhões de pessoas em parte da Zona Leste da Capital e mais sete municípios da Região Metropolitana de São Paulo, além de deter a concessão parcial dos serviços de saneamento no Distrito Industrial e de mais oito bairros do município de Mogi das Cruzes. Está localizada na bacia hidrográfica do Alto Tietê e abrange uma área de 1.461 km2.
Com sede no município de São Paulo, a ML iniciou suas atividades em 1996 quando a SABESP adotou o modelo de gestão baseado na regionalização por bacias hidrográficas, atendendo a legislação de saneamento estadual e de recursos hídricos, tornando mais eficaz o atendimento das demandas sociais e locais. Em 2011, para atender a nova metodologia de Gestão por Valor Agregado adotada pela SABESP, a ML reorganizou sua estrutura em Unidades de Gerenciamento Regional (UGRs).
No presente contrato, os serviços serão realizados pela VECTOR em três UGRs, conforme descrito a seguir:
Escopo e Prazo:
A VECTOR realizará os serviços em sete setores da UGR Alto Tietê, dois setores da UGR Itaquera e dois setores da UGR São Miguel. Os principais são:
- Fornecimento, instalação e monitoramento de sistemas de controle para Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs);
- Fornecimento, instalação e monitoramento de sistema de controle para Pontos Críticos (PC) das VRPs, Boosters e EEATs;
- Comunicação via rede móvel de celular 3G;
- Variedade de alimentações elétricas: rede comercial, energia solar e bateria;
- Instalação em postes em vias públicas;
- Integração de todos os equipamentos fornecidos com Sistema SCADA.
O contrato terá a duração de 540 dias, sendo considerado 175 dias para desenvolvimento do projeto e instalação em campo dos painéis e um período de 365 dias de operação e manutenção do sistema instalado.
Benefícios:
A implantação deste sistema visa aumento da eficiência operacional e atendimento às pressões normativas, com foco na redução de perdas e eficiência energética, bem como menores despesas com manutenções; garantir a disponibilidade dos dados; agilizar a detecção e solução de falhas; evitar a necessidade de deslocamento de equipes para vistoria prévia; além de possibilitar a implementação de alternativas operacionais de abastecimento.
Referências:
Unidade de Negócio Leste. Relatório de Gestão PNQS IV 2016. Disponível em: http://abes-dn.org.br/pnqs/arquivos/rgs/16-n4-sabesp-leste.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
TARIFA, B. M. Contratos de Manutenção e Crescimento Vegetativo com Remuneração Variável por desempenho. 2018. Disponível em: http://pnqs.com.br/wp-content/uploads/2019/02/ID283_IGS_SABESP_MP_Contratos_de_Manutencao_e_Crescimento....pdf. Acesso em: 08 set. 2020.