O Distrito Federal (DF) é formado por uma poligonal com área total de 5.802 km2 distribuída em 31 Regiões Administrativas. O sistema produtor de água da área rural é composto por 148 unidades, entre captações, elevatórias, poços tubulares profundos de baixas vazões, unidades de tratamento de água e reservação, as quais estão distribuídas em toda extensão do DF, ou seja, são caracterizadas pelas longas distâncias entre elas, o que tem dificultado as atividades de operação e manutenção, demandando investimento no controle remoto das unidades.
Neste contexto, a VECTOR, vencedora da licitação, foi contratada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para implantação de serviço de telemetria e controle de 56 unidades do Sistema Rural de Abastecimento de Água (SAA) pertencente e operado pela Companhia. O escopo do contrato é composto por:
- Elaboração do projeto executivo;
- Fornecimento, instalação, configuração e "start-up" do sistema;
- Integração com o software SCADA existente no Centro de Controle Operacional da Caesb (CECOP);
- Treinamento de técnicos da Companhia;
- Operação e manutenção do sistema por 24 meses consecutivos, com utilização de tecnologia celular (3G) para transmissão dos dados.
Após a conclusão dos serviços, as unidades operacionais poderão ser assistidas e controladas através de comandos remotos executados a partir do CECOP, o que significa menor custo e maior segurança. Para tomadas de decisões, além das informações em tempo real, os operadores terão histórico dos dados armazenados e diversos tipos de relatórios.
Outro grande benefício do sistema é que possibilitará a comunicação automática de qualquer evento que demonstre necessidade de algum tipo de intervenção da equipe de operação.
O prazo previsto para implantação, operação e manutenção é de 31 meses.