Automação da distribuição do Sistema Botafogo:
A VECTOR foi contratada em 2016 pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para a implantação do Sistema de Supervisão e Controle (SSC) para atender às necessidades de Automação, Telemedição e Telecomando da distribuição do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Botafogo localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR). O contrato de automação da distribuição do Sistema Botafogo foi inteiramente financiado pelo Banco Mundial (World Bank) através do Acordo de Empréstimo nº 7778-BR.
O sistema Botafogo teve seu início de operação no ano de 1986 (1ª etapa), produzindo, aproximadamente, 17% do volume distribuído na RMR, abrangendo os municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Olinda.
Com o projeto do SSC, a Compesa pretendia melhorar a eficiência e gestão operacional na distribuição de água do Sistema Botafogo a partir da aplicação de tecnologia de automação para supervisão, comando e controle, em tempo real, dos processos envolvidos na adução, reservação e distribuição promovidas pelo SAA Botafogo, integrando a operação com os macroprocessos da Companhia.
A automação contemplou 95 Unidades Operacionais (UOs) pertencentes ao SAA Botafogo sendo: 42 pontos de pressão (sangrias), 18 elevatórias, 23 reservatórios, 5 poços e 7 pontos de comunicação. Também fez parte do escopo do projeto um Subsistema de Transmissão de Dados (STD) que realiza a comunicação entre as UOs, pontos de medição de grandezas, Unidade de Controle Regional da RMR, etc.
O SSC implantado proveu as UOs envolvidas das informações necessárias ao gerenciamento de todo o processo hidráulico, mecânico, químico e elétrico dessas. O sistema passou a operar de forma automatizada, produzindo, transmitindo e utilizando informações, em tempo real, tais como: volumes aduzidos de água; volumes afluentes e liberados no reservatório; pressões no sistema; vazões; corrente, tensão, potência, fator de potência dos motores; tipo de parada do sistema e seu tempo; níveis de água no reservatório e poço de sucção; etc., permitindo a elaboração de vários tipos de relatórios.
Utilizando-se de uma tecnologia moderna, o sistema de automação possibilitou, entre outros benefícios, aprimorar o controle operacional, melhorar a confiabilidade, a segurança das UOs que compõem o SAA Botafogo, além de reduzir as perdas de água, prolongar a vida útil dos equipamentos e das instalações, reduzir custos com manutenção e fornecer informações úteis para programação adequada da operação, manutenção preventiva e corretiva das partes integrantes do SAA Botafogo, resultando em maior qualidade no atendimento à população.
Automação de 74 poços em Olinda e Paulista na RMR e no município de Goiana:
Outro importante contrato que a VECTOR fechou com a Compesa em 2016, após ser declarada vencedora de certame licitatório, teve como escopo a implantação do Sistema de Supervisão e Controle (SSC) para atender às necessidades de Automação, Telemedição e Telecomando dos processos envolvidos na captação, adução, reservação e distribuição da água produzida pelas Unidades Operacionais da Área Norte da Região Metropolitana do Recife e Goiana, no estado de Pernambuco.
O contrato de automação, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do empréstimo nº 2901/OC-BR PSA IPOJUCA1, contemplou, dentre outras Unidades Operacionais, 74 poços localizados nos municípios de Olinda, Paulista e Goiana, que complementam o Sistema Botafogo. Segundo o Diretor Técnico de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, os poços de Olinda, Paulista e o Sistema de Abastecimento de Água de Goiana, juntos, respondem pela vazão de 1,120 mil litros de água por segundo e atendem uma população de 412 mil pessoas.
O SSC implantado pela VECTOR proveu as Unidades Operacionais envolvidas das informações necessárias ao gerenciamento de todo o processo hidráulico, mecânico, químico e elétrico dessas. O sistema passou a operar de forma automatizada, produzindo, transmitindo e utilizando informações que possibilitam a elaboração de vários tipos de relatórios.
A implantação da tecnologia de automação resultou em vários benefícios para a Compesa e população, destacando-se: redução dos gastos com energia elétrica, visto que há um controle mais preciso do funcionamento das bombas dos poços; aumento da vida útil dos equipamentos e instalações, reduzindo os custos com manutenção; melhoria na eficiência, segurança e gestão operacional através da disponibilização de dados em tempo real e históricos; além da redução de perdas de água e aumento na continuidade do abastecimento.
1 O PSA IPOJUCA – Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca é um programa de revitalização de um dos mais importantes mananciais do estado de Pernambuco, o rio Ipojuca, e irá beneficiar 25 municípios que fazem parte da bacia do Ipojuca.
Fonte: Poços operados pela Compesa na RMR serão automatizados. Disponível em: http://servicos.compesa.com.br/pocos-operados-pela-compesa-na-rmr-serao-automatizados/. Acesso em: 25 out 2016.
2023 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade